terça-feira, 27 de outubro de 2020

Guião 6 3.ª parte - interações intraespecíficas

 Vídeo 

Competição - Comum entre indivíduos da mesma espécie. Os animais podem disputar alimento, um abrigo, um território ou um parceiro parceiro para a reprodução. As plantas podem competir por luz, água e espaço vital. 
Na competição intreaspecífica, os indivíduos mais fortes vencem o confronto e atingem os seus objetivos. Os outros, mais fracos, afastam-se ou são eliminados. 
Canibalismo - Interacção biótica em que um indivíduo mata outro da sua espécie para dele se alimentar. O canibalismo pode ser considerado um caso extremo de competição. 
Cooperação - Interação biótica em que os membros de uma população se associam em benéfico de todos. 
As sociedades são um modelo de cooperação complexo onde há hierarquias, distribuição de tarefas ou especialização de funções. A saída de um membro coloca em sério risco a sua sobrevivência. 
As colónias são um modelo de cooperação onde cada de um dos membros beneficia da vida em grupo mas, em geral, a relação é temporária e não há divisão de tarefas. 


Guião 6 2ª parte - interações interespecíficas

 Vídeo 

Predação - Interação biótica em que um indivíduo, o predador, captura e mata outro, a presa, para dele se alimentar. 
O lagarto-de-gola, na presença de um possível predador, abre o boca e expande a sua gola de pele colorida, parecendo muito maior do que é. 
O pavão-diurno apresenta manchas em fora de olho para que os predadores sintam que incomodaram um animal de grande porte. Em caso de ataque, o alvo serão os asas e não o corpo vulnerável. 
Quando incomoda, a cobra-de-focinho-de-porco finge estar morta. Volta-se de ventre para cima, abre a boca e emite um cheiro semelhante ao da carne em decomposição. 
O escinco distrai os predadores com a sua caudo. Quando agarrada, a cauda parte-se e o lagarto escapa. Geralmente, a cauda volta a crescer. 
A rã tropical volta-se de costas e exibe o seu ventre preto e vermelho indicando,  assim, ao predador que é venenosa. 
O peixe-ouriço consegue encher o corpo de ar, eriçando os espinhos que possui na pele. Desencoraja os peixes maiores de o abocanhar.

Competição - Interação biótica em que dois indivíduos disputam recursos do ecossistema (alimento, território, água, luz, etc.) que ambos utilizam e que são insuficientes para satisfazer as suas necessidades. Nesta relação, devido à energia que ambos gastam a competir, tanto um como outro são preguiçados. 
Mutualismo - Interação biótica facultativa em que ambos os indivíduos são beneficiados. Embora importante para a sobrevivência de um e de outro, a relação não e obrigatória pois ambos sobrevivem caso a interação não se verifique. 
Simbiose - Interação biótica em que ambos os indivíduos são beneficiados, estando ambos dependentes da relação para sobreviver, isto é, a relação é permanente e obrigatória pois os organismos não conseguem não conseguem viver separados. A simbiose pode ser considerada um caso extremo de mutualismo. 
Comensalismo - Iteração biótica em que um indivíduo, o comensal, beneficiada da presença de outra de outro sem que este seja prejudicado por isso. Embora beneficie com ela, o comensal não necessita da relação para sobreviver. 






Guião 6 1.ª parte - fatores bióticos.

 Vídeo 

Tundra
- Os líquenes são associados entre algas e fungos. A alga, fotossintética, alimenta o fungo com parte da matéria orgânica que produz. Este retém água e fornece sais minerais à alga. -> Mutualismo 
- Um lagópode aproveita pequenos pedaços de plantas que o lemingue vai deixando pelo caminho quando rói e ingere as folhas duras. -> Comensalismo 
- Os lobos colaboram entre si nas caçadas, aumentando as hipóteses de sucesso. A alcateia de lobos obedece a uma complexa organização social. -> Cooperação 
- Um lobo prepara-se para atacar um bezerro de boi-almiscarado que escapou, em pânico, do interior do círculo defensivo formado pelos animais adultos. -> Predação 
- Milhões de mosquitos assolam as manadas de bois-almiscarado e renas. Cada animal chega e perder um litro de sangue por semana e gasta muita energia nos esforços que faz para se aliviar da praga. -> Parasitismo
- As renas competem entre si pela vegetação rasteira, sempre escassa, de que se alimentam. -> Competição 

Fatores bióticos - Relações que os seres vivos estabelecer entre si no ecossistema. 
Relação intraespecífica - Relações estabelecidas entre seres vivos da mesma espécie. 
Relações intrerespesíficas - Relações estabelecidas entre seres vivos de espécies diferentes. 
Para um dado indivíduo, uma relação biótica pode ser vantajosa, prejudicial ou neutra. 

Questões 
1. B;C;D.
2. ?
3. A;E;F
4. ?

Sistema cardiovascular - panfleto

  causas de problemas cardiovasculares de Nena Trim