quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

H4. Ação humana e ciclos da matéria

 VÍDEO 
Queima de combustíveis fósseis - Provoca a libertação acelerada para a atmosfera de grandes volumes de carbono armazenado nos combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Também são libertados gases azotados que afetam a camada de ozono e originam chuvas ácidas. 
Aquecimento global - As alterações climáticas globais estão a provocar o degelo das polares e dos glaciares, da precipitação e da evaportranspiração das plantas. 
Desflorestação - O abate de grandes áreas florestais do planeta leva à diminuição de absorção de dióxido de carbono pelas plantas, à diminuição da produção de evapotranspiração. 
Fertilizantes - O fabrico industrial de fertilizantes, como os nitratos, e a sua aplicação agrícola em grande escala provocam a sua acumulação em rios e lagos, com um crescimento descontrolado de bactérias e algas que conduz ao colapso dos ecossistemas. 
Queima de combustíveis - Ciclo de carbono, ciclo de oxigénio, ciclo de azoto, ciclo de água. 
Aquecimento global - Ciclo de água. 
Desflorestação - Ciclo de carbono, ciclo de oxigénio, ciclo de água. 
Fertilizantes - Ciclo de azoto.  
As ações humanas, através da queima de combustíveis fósseis, do aquecimento global, da desflorestação ou do uso intensivo de fertilizantes, entre outras, interferem negativamente nos ciclos da matéria. 

Sistema cardiovascular - panfleto

  causas de problemas cardiovasculares de Nena Trim