VIDEO
Sucessão ecológica - Desenvolvimento do ecossistema caracterizado pela substituição ordenada e gradual da comunidade de seres vivos. O processo termina quando o ecossistema se torna muito estável e complexo, num total equilíbrio entre os seres vivos e o meio.
Rocha nua - exposição direta de luz solar, ausencia de solo, rapida evaporacao da agua da chuva, so organismos pouco exigentes conseguem fixar-se.
Comunidade pioneira - formada pelas primeiras especies a fixar-se no local, alteracao da rocha, inicio da formacao do solo, instalacao de musgos e ervas, enriquecimento do meio com baterias organicos, consolidade do terreno com as raizes, criacao de zonas de sombra.
Comunidade intermedia - instalacao de plantas arbustivas, surgem os animais herbivoros, surgem os carnivoros (predadores), aumenta o alimento desponivel, instalacao das primeiras arvores, aumento dos habitats, as cadeias e teias alimentares tornam-se mais complexas.
Comunidade climax - formada por especies diversificadas e estaveis, os fluxos de materia e de energia atingem o equilibro, duradoura no tempo se nao ocorrem perturbacoes.
Sucessao ecologica primaria - Desenvolvimento do ecossistema numa area que nao foi previamente ocupada por uma comunidade. E o caso de uma rocha ou superficie arenosa exposta recentemente ou de uma corrente de lava arrefecida.
Ilha de surtsey - Ocoreu uma sucessao ecologica primaria, pois o ecossistema desenvolveu-se a partir de uma ilha vulcanica recem-formada. O ecossistema vai tomar-se cada vez mais rico e complexo, aumentando o numero de especies de plantas e de animais.
Sucessao ecologica secundaria - O ecossistema desenvolve-se numa area de onde foi removida a comunidade ate entao existente devido a algum tipo de pertubacao. Sucede, por exemplo, num campo argicola abandonado ou numa area florestal ardida.
Numa sistema dunar, a fase da sucessao ecologica mais fragil e com maior risico de destruicao e a duna primaria. Com poucas plantas, a duna ainda nao se encontra muito consolidade e pode ser facilmente destruida pelo mar.
EXERCÍCIOS
Pág. 133
1. Comunidade pioneira.
2. Os líquenes a os musgos foram os primeiros a fixar-se na rocha vulcânica. As aves marinhas visitavam a ilha e foram ficando. Três anos após a erupção já existiam alguns ninhos, feitos cam matérias vegetais que as aves transportavam da Islândia, a alguns quilómetros de distância.
3. Trouxe vida de volta para a ilha.
4. Líquenes, plantas herbáceas anuais/ musgos/ líquenes, plantas herbáceas perenes/ gramineas.
5. Muito mais plantas e árvores.
Pág. 135
1. Água, temperatura e luz.
2. Comunidade intermédia/ comunidade clímax.
3. Plantas herbáceas perenes/ gramineas, árvores não tolerantes a sombra/ arbustos/ gramineas, árvores tolerantes a sombra.
4.
5.
6.