quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

I2 - Equilíbrio dinâmico e sustentabilidade da terra.

VÍDEO 
Um ecossistema sustentável funciona em equilíbrio dinâmico, sendo capaz de compensar entradas ou saídas de matéria e de energia e manter estáveis as suas características ao longo do tempo. 
Quando o ecossistema é perturbado, os mecanismos de transferência de energia e de reclamem da matéria são afetados e o ecossistema fica desequilibrado. O ecossistema reage no sentido de anular o desequilíbrio introduzido e atingir um novo equilíbrio dinâmico. 
As perturbações introduzidas nos ecossistemas podem ter causas naturais, como os sismos, os tsunamis, as erupções vulcânicas, os incêndios ou as tempestades. 
Também pode ter causas humanas, como a poluição do as, da água e dos solos, a desflorestação, a captura de espécies para fins comerciais e alimentares, as alterações climáticas ou o crescimento populacional. 
A vida no planeta Terra, incluído a sobrevivência da espécie humana, depende do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas. 
A libertação para os ecossistemas aquáticos de grandes quantidades de nutrientes lava ao crescimento de algas e de fitoplâncton. O excesso de matéria orgânica aumenta a decomposição, o que provoca à diminuição da quantidade de oxigénio dissolvido na agua. 

EXERCÍCIOS 
Pag. 136
1. O país tem que começar a crescer novamente.
2. É uma forma de degradação do solo. Esse processo natural é causado pela atividade dinâmica de agentes erosivos, ou seja, água, gelo, neve, ar, plantas, animais e humanos.
3. Está se recuperando.
Pag. 137
1. Um ecossistema aquático em equilíbrio dinâmico pode ser afetado por uma descarga de matéria orgânica (águas não tratadas), representando uma entrada repentina de matéria no meio.  




Sem comentários:

Enviar um comentário

Sistema cardiovascular - panfleto

  causas de problemas cardiovasculares de Nena Trim