VÍDEO
Agua -> evaporação -(transporte de vapor de água)> precipitação -> escorrência -> agua -> infiltração.
Árvores -> evaporação -> precipitação.
Também conhecido por ciclo hidrologico, o ciclo da água descreve o movimento contínuo de água entre a hidrosfera, a atmosfera, a geosfera e a biosfera.
As principais fases do ciclo da água são:
a) a evaporação dos oceanos e de outros reservatórios, o que alimenta a atmosfera de vapor.
b) a precipitação, pela condensação do vapor de água, que cai na forma de chuva sobre a superfície terrestre.
c) a escorrencia da água à superfície, ou a sua infiltração no solo, acabando, geralmente, por chegar ao mar.
Nos ecossistemas, o carbono pode existir em duas formas: orgânica, quando está presente nos organismos vivos ou nos seus restos e exceções, não decompositos; inorgânica, quando faz parte da composição das rochas ou dos sais minerais do solo.
Se não considerarmos a intervenção humana, as principais fases do ciclo do carbono são:
a) a captação de dióxido de carbono pelos organismos produtores, como as plantas, para a realização da fotossíntese e elaboração de matéria orgânica.
b) a libertação de dióxido de carbono para a atmosfera pelos organismos decompositores e pelos produtores e consumidores, que realizam a respiração celular.
Ciclo do oxigénio - o oxigénio que se encontra na atmosfera, ou dissolvido na água, é usado na respiração celular.
As plantas, as algas e certas bactérias, devolvem oxigénio ao meio quando realizam a fotossíntese.
As principais fases do ciclo de oxigénio são:
a) a libertação de oxigénio para a atmosfera pelos organismos produtores, que realizam a fotossíntese.
b) a captação de oxigénio pelos organismos produtores, consumidores e a maioria dos decompositores, para a realização da respiração celular, com obtenção de energia contida na matéria orgânica.
As principais fases do ciclo de azoto são:
a) a fixação do azoto atmosférico, por vários processos, sendo transformado em produtos azotados.
b) a nitrificação, por bactérias, de produtos azotados em compostos assimiláveis pelas plantas (nitratos).
c) libertação de azoto para a atmosfera, por desnitrificação realizada por bactérias.
EXERCÍCIOS
Pág. 122
1. Na evaporação, o volume da quantidade total da substância geralmente aumenta. Uma xícara de água líquida pode encher uma sala inteira com vapor d'água dessa forma. A evaporação é sempre da fase líquida; se um sólido se transforma em gás, nenhum homem o sublima. A precipitação é toda a umidade que cai do ar para a Terra. ... Quando o ar esfria, o vapor d'água se transforma em minúsculas gotículas de água. Isso é chamado de condensação. Inúmeras gotículas de água juntas formam nuvens no céu. Ao enxaguar a superfície da estrada com água da chuva (escoamento), os contaminantes acabam na berma e no solo e nas águas superficiais. O escoamento da água da estrada é um problema de emissão que ocorre junto com a deriva.
Pág. 123
1. Decomposição, queima de combustíveis fósseis e desflorestação.
2. No planeta Terra, o carbono circula num ciclo que pode ser dividido em dois: um ciclo biológico, mais rápido, e um ciclo geológico, mais lento. No ciclo biológico, a fotossíntese e a respiração celular são os processos mais importantes. No ciclo geológico, o dióxido de carbono da atmosfera é retirado de circulação quando se precipita sob a forma de materiais calcários no fundo do mar, dando origem a rochas sedimentares, ou quando forma combustíveis fósseis. Mais de 99% do carbono do planeta está contido em rochas sedimentares, como os calcários, ou em depósitos de combustíveis fósseis. No sentido inverso, um grande volume de dióxido de carbono é libertado sempre que ocorre uma erupção vulcânica.
3. O petróleo e gás natural, carvão e algumas desflorestacao incendios.